Auriculoterapia como microssistema: da prevenção e diagnóstico ao tratamento

Inúmeras referências bibliográficas antigas mencionam a utilização da auriculoterapia no tratamento de doenças. O diagnóstico e tratamento através do microssistema da orelha teve sua origem na China. No Nei – Ching, livro que data de quatro mil anos atrás, considerado como a Bíblia da acupuntura, está escrito o uso do pavilhão auricular na cura da síncope.

Antropólogos chineses encontraram nas escavações realizadas na província de Hu Nan, em 1973, um livro antigo do período Han que declara: “os membros, os olhos, a face e a garganta, todos se reúnem, através dos canais e vasos, na orelha”. Durante a dinastia Ming (1368 – 1644), as referências bibliográficas sobre a relação entre o pavilhão auricular e os canais e colaterais chegaram a ser ainda mais numerosas. Através de um vasto acervo de textos antigos, nos diferentes períodos da história médica da China, pode –se concluir que os canais e colaterais atravessam, se detêm, se reúnem e se agrupam no pavilhão da orelha.

Com os outros pontos do corpo eles formam um todo, isto é, um sistema único energético, obedecendo as leis Yin Yang e Cinco Movimentos. Os antigos expressavam: “O interno se reflete através da forma externa”. Dessa forma fica claro, que o estado dos Órgãos Internos e o estado da superfície do corpo, tem uma estreita relação. Sendo assim, a orelha é o lugar de exteriorização da quintessência energética dos Rins e dos cinco Órgãos e Vísceras (Zang Fu) e através de mudanças observadas no pavilhão auricular, pode-se estabelecer as variações patológicas dos Zang Fu.

Durante o período da dinastia Qin, o diagnostico através do pavilhão auricular teve grande destaque. Com a recopilação das experiências anteriores, se conseguiu estabelecer fundamentos diagnósticos a partir da observação da coloração e forma da orelha. Com isso, se estreitando mais a relação com a teoria da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e o diagnóstico auricular, e seu consequente tratamento e prevenção das enfermidades.

Depois da fundação da nova China, o sistema médico neste país ganhou um amplo e rápido desenvolvimento, que serviu de base para que entre os períodos compreendidos das décadas de 80 e 90, ficasse instituída a auriculoterapia como uma especialidade dentro do estudo da Acupuntura. A descrição de patologias tratadas com esse microssistema, também obteve amplo desenvolvimento, chegando-se a validar, na época, o tratamento em torno de 150 patologias.

Destacam-se dentre os métodos na auriculoterapia: em 1957, o médico francês P. Nogier e em 1991, a médica Huang Li Chun. Nogier publicou trabalhos nos quais expõe a relação existente entre o pavilhão auricular e o resto do organismo, descobrindo vários pontos curativos e uma ligação entre a posição da orelha com a ocupação de um feto pouco antes do nascimento, colaborando com a evolução desta ciência. Huang Li Chun editou em Pequim um dos tratados mais importantes de auriculoterapia publicado na China, intitulado Tratamento sobre o Diagnóstico e o Tratamento através dos Pontos Auriculares.

Escrito por:
Pauline Boukaira – Tarusha Veet

Referências Bibliográficas
Auriculoterapia. Ernesto Garcia. Editora Roca
Auriculopuntura. Eu Won Lee. Editora Icone
Medicina Tradicional Chinesa. Acupuntura, Moxabustão, Massagens. Nguyen Van Nghi. Editora Roca

×