Nada que você tem determina a sua qualidade de vida. Nem seu emprego, a roupa que veste, o dinheiro que ganha, nada determina a sua qualidade de vida.
Nesse momento o que determina a sua qualidade de vida é o quanto de alegria você sente dentro de você.
Você acredita que a alegria interior é uma consequência do que está acontecendo, do seu emprego, das suas roupas, das suas viagens e com isso comete um grande engano. Você começa a ter como metas pra sua vida coisas impossíveis para ser feliz. Você deseja que seu amor seja dessa ou daquela maneira, que seus filhos ajam de uma determinada forma e vai se frustrando porque não tem controle sobre nada disso.
Chega um momento que você só quer paz e a paz é algo muito bom, sem a paz dificilmente você poderá conseguir estar em bons estados emocionais, mas o problema é que você define a paz como algo principal em sua vida porque desistiu de aspirar a felicidade e alegria na sua vida. “A paz é suficiente” você pensa.
Veja bem, a paz é fundamental, mas de forma alguma é suficiente ou deve ser o seu maior anseio. Não se engane, o medo está te afastando do desejo de se sentir extasiado. O cansaço da vida está te trazendo um estado de desesperança e te levando ao “morno”.
Não me entenda mal, você precisa de paz primeiro e só assim poderá perceber a beleza e alegria de tudo que te cerca, mas não coloque a paz como único e principal alvo da sua existência. Não deixe que o medo o paralise. O medo vai roubar teu foco e fazer a sua mente acreditar que “ter paz é o suficiente”.
Dê toda sua energia a alegria, e o medo irá desaparecer. Ignore o medo, não dê qualquer atenção a ele, porque quanto mais atenção você der ao medo, mais tempo ele irá prolongar-se. Jogue-se na direção de onde a alegria está surgindo, e o medo irá desaparecer assim como a escuridão desaparece quando você acende a luz. __Osho
Paz não é o seu maior objetivo. Ter paz significa que não há uma bagunça enorme na sua mente e você precisa dela pra ser feliz, mas vá além, não fique nela ou estará condenado a uma vida morna e isso fará com que até a Paz vá embora novamente.
Sua natureza é alegria, sua natureza é expansão e movimento. Olhe para a natureza e veja o quanto tudo está em movimento, tudo é pura alegria. Por que com você seria diferente?
Muitas vezes, você tem medo da alegria e da expansão que ela traz porque isso gera uma certa sensação de descontrole. E, então, onde você pode parar? O que os outros vão pensar?
Percebe o medo? Olhe com atenção e perceberá.
A Paz te mantém calmo, tudo está sob controle, certo? Tudo mesmo? E a alegria? E a sua natureza?
Todas as vezes que você tem uma descarga de hormônios como adrenalina, serotonina e ocitocina, você vai ao descontrole, com certeza… O prazer passa pelo descontrole, a alegria de viver passa pelo descontrole porque controle é o que te mantém refém. Refém de si mesmo e do que os outros acreditam que é melhor pra você.
E isso não tem nada a ver com ser irresponsável, estou dizendo para sair um pouco do automático. Olhe para o que está fazendo. Se a tristeza surgir, olhe para ela, pergunte-se “por que estou triste?”, só assim você conquistará um estado genuíno de paz e alegria.
Você fica triste e se deprime por que nega a si mesmo, nega a sua verdade, nega a sua consciência. Você não gosta de quem é, não gosta do que sente e gostaria de ser diferente. Você acha que é mal, acha que não é bom o suficiente. Caramba! Quais são os padrões que estão norteando os seus critérios? Você está baseado em quê? Ou melhor, você está se baseando em quem?
É somente o triste e o sofredor e o miserável que estão indo para o inferno.Eles estão criando o inferno deles. O jubiloso e o cantante e o dançante e o celebrante estão criando o paraíso deles através de cada uma de suas canções, através de cada uma de suas danças. __Osho
Sim, é preciso coragem, mas estamos falando da sua vida e do quanto você tem deixado seus pensamentos tomarem conta de tudo. Todas as vezes que você acredita que as coisas estão sob controle, na verdade, você é que está sendo controlado por seus pensamentos.
Escrito por:
Komala Shanti (Léia Carvalho) – Psicoterapeuta Vibracional