A influência das emoções na harmonia energética do corpo pela visão da Medicina Tradicional Chinesa

Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), as doenças podem ser causadas por fatores patogênicos internos, apresentados pelas emoções, abrangendo nossos sentimentos, personalidades, pensamentos e comportamentos. Na visão da MTC, o corpo é uma estrutura interligada por circuitos energéticos e matéria, estando em completa interação com os fenômenos da natureza. Sendo assim, cada órgão está relacionado com um elemento específico da natureza e esse elemento com uma determinada emoção.

O ponto central é o conceito de energia – matéria (QI) que dá origem a fenômenos físicos, mentais e emocionais ao mesmo tempo. Dessa forma, corpo, mente e emoções estão associados gerando um sistema complexo e conectado. As emoções são estímulos mentais que influenciam nossa vida afetiva e se tornam causadoras de doenças quando forem duradouras ou muito intensas. O resultado é uma desarmonia interior direta, já que cada órgão ressoa com uma emoção.

O efeito da tensão emocional no corpo é afetar a circulação e direção do QI, e além disso, todas as emoções tendem a causar estagnação de QI. Essa estagnação de QI no corpo pode gerar outras consequências e debilitar ainda mais o quadro enfermo da pessoa. Estudando mais profundamente os efeitos das emoções na nossa harmonia energética, para a MTC, todas as emoções além de afetar o órgão pertinente diretamente, afetam o coração. Para essa filosofia, o coração abriga a Mente, responsável pela consciência e cognição, logo, pode sentir o efeito da tensão emocional.

Quando se trata de MTC, todos os fenômenos orgânicos internos e externos da natureza estão em comunhão. A influência dos estados emocionais pode ir além do comprometimento do respectivo órgão ou coração. Pode – se manifestar em outros órgãos e sistemas, porque os órgãos e vísceras possuem relações mutuas de geração e dominância. Sendo assim, o medo da vida pode comprometer o Yin do Rim, e esse não ser mais capaz de controlar o fogo do coração, gerando sintomas como ansiedade.

De uma perspectiva dos Cinco Elementos, o Clássico do Imperador Amarelo, considerou cinco emoções afetando os órgãos:

  • Raiva: inclui outros estados emocionais como ressentimento, frustração, irritabilidade, ódio, amargura, animosidade, indignação. Qualquer um desses estados emocionais afeta o Fígado e faz o QI subir e muitos sintomas e sinais se manifestarão na cabeça e pescoço. Esses incluem cefaleia, tontura, tinido, manchas vermelhas na parte anterior do pescoço e rubor facial.
  • Euforia: excitamento e desejo excessivo, pode lesar o Coração. As principais manifestações são palpitações, insônia, inquietude, falar demasiadamente
  • Tristeza: inclui aflição, lamento e magoa. Debilitam o Pulmão e Coração. Estudando a fisiologia energética, o Pulmão é responsável por governar o QI, e a tristeza depaupera o QI, levando a uma deficiência de QI. As manifestações dos sintomas podem ser cansaço, falta de ar, sensação de desconforto no tórax, depressão, choro
  • Preocupação e estado de ficar pensativo: a preocupação amarra o QI e afeta o Baço. Exemplos de sintomas são inapetência, desconforto epigástrico, fadiga, distensão abdominal. A preocupação é a contraparte emocional da energia mental do Baço, responsável pela concentração e memorização.
  • Medo: depaupera o QI do Rim e faz o QI descer, podendo causar enurese noturna, incontinência urinaria, diarreia.

Escrito por:
Pauline Boukaira – Tarusha Veet

Referências Bibliográficas:
1. O diagnóstico na Medicina Chinesa. B. Auteroche – P. Navailh. Editora Andrei
2. Fundamentos da Medicina Chinesa. Giovanni Maciocia. Editora Roca
3. Combinação dos Pontos de Acupuntura. Jeremy Ross.Editora Roca

×