As principais civilizações antigas já usavam óleos essenciais para curar mente, corpo e espirito. Nossos ancestrais aprenderam através da observação a sabedoria da cura, e que foi passada através das gerações transformando-se em medicina herbórea. Através de pesquisas cientificas está sendo resgatado o antigo conhecimento da ciência dos aromas, chamada de Aromaterapia, que utiliza o poder e os benefícios do uso dos óleos essências de forma abrangente em vários aspectos: físico, emocional, mental e espiritual.
A medicina atual é baseada no modelo newtoniano, influenciada pelo dualismo espirito/matéria através da filosofia de René Descartes. A visão cartesiana permitiu aos cientistas tratar a matéria como morta e dicotomizada, dessa forma a mente foi separada do corpo, recebendo a inútil tarefa de controlá-lo, gerando conflitos entre a vontade consciente e os instintos involuntários. O ponto de vista newtoniano vê todo o universo como um grande mecanismo: o universo seria como um instrumento ordenado e previsível, ainda que divino e sendo assim a anatomia humana seria um intrincado mecanismo biológico. Através da evolução da ciência está sendo descoberto novas forças que não se enquadram no modelo newtoniano convencional da realidade e dessa forma atribuiu-se que a energia da força vital seria fundamental para os sistemas vivos. Logo, matéria é uma forma de energia.
Considerar o ser humano como sua totalidade, e não fragmentado em partes aborda o organismo de forma integrada e complexa. A visão holística abrange o conceito de bem estar como uma fusão entre os elementos físicos, emocionais, mentais e espirituais da vida. Sendo assim, os óleos essenciais atuariam em todos os campos da pessoa. Ao inalar um aroma, suas moléculas são transportadas através da mucosa nasal e dos brônquios até a circulação sanguínea e desta para os órgãos. O sentido do olfato possui acesso direto ao sistema límbico (região do cérebro que coordena os estímulos e desencadeiam respostas físicas e emocionais em todo o organismo). Quanto ao mecanismo de absorção cutânea, os óleos essenciais atuariam na pele, tecido muscular, pelos e vasos sanguíneos, de onde são levados para todos os órgãos e tecidos.
Os óleos essenciais são substancias voláteis extraídas das flores, frutos, sementes, cascas ou raízes das plantas por diferentes métodos de extração. Eles afetam a mente, emoções e corpo físico, já que através do olfato influenciariam áreas do cérebro inacessíveis ao controle mental, emoções e reações hormonais. Os óleos essências são muito ativos sobre o nível energético, já que a energia da força vital da planta vibraria no nosso organismo.
Cada óleo essencial possui propriedades especificas que beneficiam o organismo e trazem equilíbrio holístico. As suas formas de uso são vastas e podem ser aplicadas em cosméticos, massagens, escalda pés, spray ambiente, banhos, preparo de alimentos, perfume corporal, produtos de limpeza, compressas e máscara facial. Saber a função especifica de cada óleo, indicações, contra – indicações e sinergismo (combinações coerentes de óleos essenciais) garante a eficácia do uso.
Referências:
A Bíblia da Aromaterapia. Gill Farrer – Halls
Medicina Vibracional: Uma Medicina para o futuro. Richard Gerber
O Tao da Física. Fritjof Capra.
Escrito por:
Pauline Boukaira – Tarusha Veet